Higiene bucal na infância.
Cuidados com a saúde bucal devem ser tomados em qualquer fase da vida. Por isso, é importante incentivar que as crianças criem o hábito de cuidar de sua higiene bucal desde cedo para que esse costume não só previna problemas odontológicos durante essa fase, mas também ajude a manter essas práticas durante a vida adulta.
HIGIENE BUCAL EM BEBÊS
Dependendo do tipo de alimentação que a criança terá durante seus primeiros meses, a higiene bucal deve ser feita antes mesmo dos primeiros dentes nascerem. Isso porque crianças que se alimentam com fórmulas lácteas precisam ter sua cavidade oral limpa com o uso de gazes ou luvas específicas para isso, para remover resíduos da fórmula e ajudar a reduzir a acidez da saliva.
Por outro lado, crianças que se alimentam de leite materno devem ter sua higiene bucal feita a partir do nascimento do primeiro dente. Desta maneira, é possível prevenir o aparecimento de cáries e outras doenças bucais.
Com o nascimento do primeiro dente também deve ser realizada a primeira consulta ao dentista, que dará orientações específicas sobre como cuidar da higiene bucal dos bebês.
HIGIENE BUCAL EM CRIANÇAS
Quando a capacidade motora da criança começa a se desenvolver, já é possível ensiná-la a escovar os próprios dentes. E, já que crianças têm o costume de repetir tudo o que os pais fazem, é importante que eles demonstrem a maneira correta de realizar a escovação, transformando isso em uma rotina.
Nessa fase, é importante orientá-las a escovar os dentes três vezes ao dia, usando creme dental com flúor. O fio dental também é necessário, porém por ser um processo um pouco mais complexo, os pais podem ter que ajudar até que a criança desenvolva coordenação o suficiente para usá-lo sozinha. É muito importante orientar a criança a não ingerir o creme dental, já que o excesso de flúor pode também causar problemas bucais.
Além disso, é importante se atentar à alimentação. Adotar uma dieta equilibrada e sem muitos açúcares ou amidos previne o aparecimento de cáries.
TÉCNICA PARA ESCOVAÇÃO
Não adianta criar o hábito de fazer a higiene bucal se a escovação é feita da maneira errada. Existem maneiras corretas de fazer a escovação em diferentes idades.
EM BEBÊS:
Crianças que tomam fórmulas lácteas devem ter sua higiene bucal feita ainda quando a gengiva está lisa. Nesse caso, com a ajuda de uma gaze ou luva de tecido, limpe a gengiva da criança, tirando resíduos da fórmula. Quando as crianças se alimentam exclusivamente do leite materno, elas devem ter sua higiene bucal feita duas vezes por dia a partir do nascimento do primeiro dente.
Escovar os dentes do bebê é um processo simples: usando uma pequena quantidade de pasta (do mesmo tamanho que um grão de arroz cru) e uma escova de dentes adequada para a idade, faça movimentos circulares com a escova na parte da frente e atrás do dente. Depois, enxague a área.
EM CRIANÇAS E ADULTOS:
Fazendo movimentos circulares, escove delicadamente os dentes em pequenos grupos. É importante escovar a parte da frente, de trás e entre os dentes.
Depois, escove delicadamente a língua. Assim, você remove bactérias e evita o mau hálito. Por fim, use o fio dental e finalize usando o enxaguante bucal recomendado pelo dentista.
COMO ESCOLHER A ESCOVA CERTA PARA A IDADE
Existem escovas diferentes para cada faixa etária, porém, é importante que a escova de dentes utilizada tenha cerdas macias ou extra macias. Assim, as gengivas não serão machucadas e o esmalte dentário não será prejudicado, o que previne o aparecimento de cáries.
Clique aqui para conhecer mais sobre nossos planos!
Esse artigo tem como objetivo apenas esclarecer e compartilhar instruções sobre como ter uma boa saúde bucal. Portanto, não substitui a avaliação de um profissional.
Um especialista para examinar e analisar casos específicos é sempre a melhor opção, então consulte um dentista para um diagnóstico preciso.


